Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura Ltda.
Campinas/SP
Fone: (19) 3255-4237

Arquitetura Acessível x Barreiras Arquitetônicas e Culturais - Turma 1-2017:

Ementa do Curso:

 


O tema da diversidade, nestes últimos anos, tem sido legislado, discutido e influenciado diferentes setores da nossa sociedade e um deles certamente é o da construção civil.

Somado a isso, alguns dados do IBGE do Censo de 2.010 nos diz que:

  • 24% da população brasileira têm algum tipo de deficiência;
     
  • 8% da população atual têm mais de 60 anos = 14 milhões;
     
  • Nos próximos anos 30% da população terá idade acima de 60 anos;
     
  • 120 mil pessoas a cada ano adquirem algum tipo de deficiência permanente em decorrência de acidente automobilístico;
     
  • Média anual de 2,5 milhões de grávidas/ano, limitadas em sua mobilidade;
     

Mesmo diante desta realidade, os projetos de arquitetura em geral, ainda continuam sendo elaborados a partir de critérios antropométricos e habilidades de homens de 25 anos, cuja condição física é perfeita.

Razão pela qual é necessário que um novo perfil de mantenedores de escolas e de arquitetos e engenheiros civis assumam as novas obras, visando atender os direitos de acessibilidade espacial eliminando barreiras arquitetônicas e culturais.

O objetivo deste curso é o de contribuir com a formação deste novo profissional da construção civil: arquitetos e engenheiros.

 

Para isso, investimos em um tipo de metodologia cuja concepção de  construção civil, de modo geral,e de arquitetura, em particular, é humanística e holística. De modo que para compreender o conceito de acessibilidade e do Outro , neste  caso a pessoa com deficiência, é preciso  uma multiplicidade de olhares e de áreas do conhecimento, razão pela qual não iremos nos restringir ao óbvio.

Consideramos que um ambiente acessível e de caráter universal só pode ser construído quando uma nova sensibilidade surge junto aos espaços, razão pela qual você encontrará, por exemplo, aulas que apresentarão a literatura e o cinema enquanto recursos didáticos,   como também,  vídeos-arte que discutem  a questão do ambiente construído.

Por isso, nossa proposta de curso não é um lugar-comum e, portanto,não se trata de um manual de construção, mas um curso reflexivo, cujo objetivo é o de ampliar a sua percepção do espaço construído à luz dos conceitos de acessibilidade, alteridade e inclusão visando eliminar, em seus futuros projetos, as barreiras arquitetônicas, mas sobretudo, as culturais.


A partir da liberação de acesso ao curso, você terá um prazo máximo de 2 meses para terminar seus estudos.


Programa do Curso:

Para atingir os objetivos pretendidos, o curso conta com as seguintes aulas:


Aulas:

  • Orientação para Procedimentos de Estudo
  • O Outro, a Acessibilidade e a Deficiência
  • Diferentes Deficiências
  • Barreiras Arquitetônicas e Culturais
  • Legislação sobre Acessibilidade Arquitetônica e Urbana
  • Desenho Universal - DU
  • Acessibilidade no Contexto Brasileiro
  • A poética do Espaço
  • Percepção do Ambiente
  • Jardim Sensorial
  • Acessibilidade, Mobilidade e Percepção do Espaço - I
  • Acessibilidade, Mobilidade e Percepção do Espaço - II
  • Diretrizes sobre Projeto Arquitetônico
  • Diretrizes sobre Projeto Arquitetônico Legibilidade Gráfica
  • Aplicação de Diretrizes de Projetos
  • Bibliografia
  • Coordenação:

    Profa. Sônia Maria Aranha

    Pedagoga e Mestre em Educação pela Unicamp.

    Diretora de Estudos e Pesquisas do Centro de Estudos Prospectivos de Educação e Cultura - CentrodEstudos -www.centrodestudos.com.br.

    Criou e desenvolveu este ambiente virtual de aprendizagem visando a formação continuada de profissionais da área educacional e demais setores da sociedade. Com quatorze anos de experiência como coordenadora e tutora de cursos livres a distância, via internet, para profissionais da área educacional, promove cursos de formação semi-presenciais para professores da rede pública.

    Consultora Educacional para escolas da Educação Básica nas redes particular e pública de ensino.

    Experiência de vinte e cinco anos junto a escolas da rede particular de ensino com ênfase em gerenciamento de mudanças organizacionais, decorrentes de reestruturação de processos de ensino/aprendizagem e adequação as novas exigências da legislação de ensino e do setor educacional.

    Professora das disciplinas Tecnologia Aplicada à Educação, Fundamentos da Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva em programas de pós-graduação.

    Estrutura do Curso:

    O curso é organizado em AULAS.

    Você poderá imprimir as aulas e estudá-las quando achar mais conveniente.

    Em algumas delas você encontrará material complementar disponível para os estudos, como links para textos ,vídeos e sugestão de livros.


    Carga horária:

    O curso requer 2 horas de estudo/dia visando vencer as 60 horas em aproximadamente 6 semanas


    Frequência:

    Sua frequência é monitorada toda vez que entrar nas aulas.


    Interação:

    Há uma Caixa de Mensagens para cada aluno e havendo alguma dúvida você enviará suas mensagens e receberá as instruções da Equipe do CentrodEstudos por intermédio desta caixa.

                    


    Avaliação:

    Em algumas aulas haverá avaliações de múltipla escolha. Você faz a avaliação e, automaticamente, ficará sabendo se acertou ou não a resolução das questões propostas

                                                                                 


    Certificação:

    Sim.

    O certificado é conferido apenas aos participantes que forem aprovados e será enviado em pdf.,via e-mail.

    O envio por correio apenas será feito mediante solicitação expressa por e-mail e pagamento de  taxa de remessa de acordo com o local e tipo de envio (simples ou por Sedex). 

    ATENÇÃO: Nele constará a carga horária de 60 h e programa do curso.


    Material Didático:

    Este curso não é apostilado. Todo material didático necessário para os estudos está disponível on-line no próprio curso.


    Pré-requisitos:

    Curso se destina aos Mantenedores e Diretores Escolares, Arquitetos, Engenheiros Civis, Projetistas, Estudantes e demais profissionais interessados em acessibilidade.


    Investimento:

    R$ 198,00

    Início do curso:

    Após dois dias da confirmação do pagamento do boleto bancário, o CentrodEstudos liberará seu acesso às aulas